Resenha – Bellini e a Esfinge

Livro: Bellini e a Esfinge

Autor: Tony Bellotto

Gênero: Romance Policial

Remo Bellini é um detetive particular e trabalha para a agência de Dora Lobo. O livro já começa eletrizante, com um caso para ser desvendado. 

O dr. Rafidjian, um médico cirurgião pediátrico, procura a agência de Lobo para que eles o ajudem a localizar uma dançarina de uma “boite” paulistana, a qual mantinha uma misteriosa relação. O detetive Bellini é designado a percorrer os antros da capital paulista em busca de informações, e se depara com uma série de situações desencontradas. Como em um jogo de quebra cabeça, ele continua a sua investigação até que, os personagens começam a se conectar, e segredos vão sendo revelados aos poucos pelo autor.  

Confesso que ainda não tenho opinião formada a respeito da obra. Bellini e a Esfinge é o primeiro livro que leio de Tony Bellotto e preciso ler outra obra do autor, para avaliar melhor minha percepção. O fato é que achei esse livro muito louco. 

A trama é interessante, a investigação policial é bacana e a verdade é que devorei a leitura em poucos dias. Mas então,o que passou para eu ter uma avaliação tão inconclusiva? 

O personagem Remo Bellini é um cara boa praça, íntegro e correto, assim como outros tantos personagens interessantes da obra. Mas o autor utilizou um vocabulário muito vulgar e grosseiro para o meu gosto. Está certo que grande parte da obra tem como pano de fundo o submundo e guetos de São Paulo, sendo necessário o uso de palavras chulas para compor o cenário, mas será que é preciso empregá-las em diálogos corriqueiros da narrativa?

Posso parecer puritanacom essas observações, mas acredite, eu não sou. Usei muitos palavrões quando escrevi meus dois livros também, mas o uso exagerado dessa obra por diversos momentos me constrangeu. 

Além disso, um dos grandes segredosda trama é revelado já nas últimas páginas, e a verdade é tão bizarra que se tornou um verdadeiro balde de água fria para mim. 

Apesar da minha avaliação inconclusiva, não me arrependo da leitura, muito pelo contrário, recomendo muito e gostaria de propor uma roda de bate papo com leitores que estejam dispostos a dar a sua opinião. Quem topa?

Me mande um email se você quer participar desse encontro virtual. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s