Livro de Ildefonso Falcones

Livro: A Catedral do Mar
Autor: Ildefonso Falcones
Gênero: Romance Ficção Histórica
Sem dúvida um dos melhores livros de ficção que li nos últimos tempos.
Ambientada no século XIV na cidade de Barcelona, suas 576 páginas contam a história de Arnau Estanyol, que chegou à cidade ainda criança, fugindo com seu pai Bernat Estanyol, um servo que partiu de seu vilarejo após ser perseguido pelo senhor feudal por discordar de suas crueldades.
A trama principal gira em torno da adoração de Arnau à Virgem Maria e a construção do templo Santa Maria do Mar. Catedral designada a abrigar a imagem da Virgem, e que foi construída com o sacrifício do povo que carregava dia e noite, as pedras que erguiam suas paredes.
Inúmeras histórias são narradas com maestria pelo autor, que conseguiu me cativar com um personagem carismático e muito bem desenvolvido.
Arnau que chegou à Barcelona como fugitivo, trabalhou duro até se tornar um homem honrado e idolatrado pela população, mas também, causando desconforto aos mais poderosos.
A trama se passa em uma época conturbada na história da Cataluña, onde as guerras territoriais e a temida inquisição, eram ameaças constantes nas vidas das pessoas, obrigando-as a enfrentar diariamente uma rotina de incertezas e provações.
Recomendo muito a leitura, além da excelente narrativa, a história é linda e os personagens apaixonantes.